FNSÁrea de operação Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e São Paulo

Tempo de operação 1996–Presente

Bitola bitola irlandesa

1 600 mm (5,25 ft)

Extensão 1 199 km (745 mi)

(de 4.155,6 km projetados)[1]

Interconexão Ferroviária Estrada de Ferro Carajás

Ferrovia Centro-Atlântica

Linha Tronco (Estrada de Ferro Araraquara)

Operadora VLI Multimodal S.A.

(Açailândia (MA) à Porto Nacional (TO))

Rumo Logística

(Porto Nacional (TO) à Estrela d’Oeste (SP))

Website Valec Ferrovia Norte-Sul

A Ferrovia Norte-Sul (EF-151) é uma ferrovia longitudinal brasileira, em bitola larga, projetada para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário nacional, interligando as principais malhas ferroviárias das cinco regiões do país. Seu projeto atual foi concebido num eixo norte-sul na região central do território brasileiro, possibilitando a conexão entre as malhas ferroviárias que dão acesso aos principais portos e regiões produtoras do país, que até então estavam regionalmente isoladas. Quando concluída, possuirá a extensão de 4.155 quilômetros e cortará os estados de Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, conectando os extremos do país.
Atualmente, seu traçado efetivo vai de Açailândia (MA) a Estrela d’Oeste (SP). Porém, apenas o trecho entre Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO) está totalmente operacional, sob responsabilidade da concessionaria VLI. Já o trecho entre Porto Nacional (TO) e Anápolis (GO), tem suas obras concluídas desde 2014, mas segue não operacional. Por fim, o trecho entre Ouro Verde de Goiás (próximo a Anápolis) e Estrela d’Oeste (SP) segue em fase final de obras, sob responsabilidade da VALEC. Estes dois últimos trechos citados foram concedidos a Rumo Logística, em 28 de março de 2019[2]. A extensão Norte até o estado do Pará e a extensão Sul até o estado do Rio Grande do Sul, seguem em projeto sem data para execução.

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