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Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma digital de aprendizado na área de logística e supply chain! Hoje vamos falar sobre a logística da MRS.
A MRS Logística foi criada em 1996, quando o governo transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional. A empresa assumiu a concessão dos trechos do transporte ferroviário de cargas da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil.
A MRS Logística tem ocupado lugar de destaque no segmento de transporte ferroviário de carga, especialmente em função de seus índices expressivos de produtividade, eficiência energética e confiabilidade dos ativos, o que, do ponto de vista comercial, são traduzidos em custos menores, menor lead time e maior segurança para seus clientes.
Neste artigo, vamos conhecer um pouco da história e entender como funciona o processo logístico da MRS. Boa leitura! 📰
Sumário

História da MRS
A logística da MRS
Inovação sob trilhos
MRS Logística vagas
THINKING OUTSIDE THE BOX 💬 💡 📦
História da MRS
A MRS Logística foi criada em 1996, quando o governo transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional. A empresa assumiu a concessão dos trechos do transporte ferroviário de cargas da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil.
A malha ferroviária sob responsabilidade da MRS conecta os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro (região mais desenvolvida do país) com um total de 1.643km. Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.
A logistica da MRS 1 1024x390 - A logística da MRS
A posição estratégica operacional da empresa permite que ela faça a ligação direta entre regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas e alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste. Dentre os principais produtos transportados pela empresa estão: minérios, produtos siderúrgicos acabados, cimento, bauxita, produtos agrícolas e containers.
O controle da empresa é dividido da seguinte forma:
Gerdau – 1,3%;
Vale – 10,9%;
Usiminas – 11,1%;
Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) – 18,6%;
CSN Mineração 18,6%;
Minerações Brasileiras Reunidas S/A – MBR, 32,9%;
Acionistas 6,5% (Empresa listada na bolsa de valores).
A MRS Logística tem ocupado lugar de destaque no segmento de transporte ferroviário de carga, especialmente em função de seus índices expressivos de produtividade, eficiência energética e confiabilidade dos ativos, o que, do ponto de vista comercial, são traduzidos em custos menores, menor lead time e maior segurança para seus clientes.
Desde sua criação, a companhia foi eleita nada menos do que dez vezes a melhor ferrovia de carga do país pela imprensa especializada, em levantamentos que consideram tanto a análise de especialistas quanto o voto direto dos próprios clientes.
A logística da MRS
A MRS atingiu o patamar de ser uma das maiores empresas de logística não só do Brasil como do mundo. Sua estratégia e operação ferroviária foram fundamentais para assumir este patamar. Desse modo, podemos destacar alguns pontos da operação logística da empresa, sendo eles:
🔹 Malha ferroviária e frota – A malha ferroviária sob gestão da MRS tem peso estratégico acentuado para toda a economia nacional. Os 1.643 km de ferrovia sob responsabilidade da empresa estão na área mais desenvolvida de todo o país. Dessa maneira, a empresa estabelece conexão entre regiões produtoras, grandes centros de consumo e cinco dos maiores portos do país (nos municípios de Rio de Janeiro, Itaguaí, Sepetiba e Santos).
A malha ferroviária corresponde a aproximadamente 6% da estrutura nacional e por ela são transportados cerca de um terço de toda carga movimentada pelo modal ferroviário.
A MRS detém cerca de 16% da frota ferroviária no Brasil, incluindo mais de 18 mil vagões e quase 800 locomotivas. A companhia tem se destacado pela renovação constante e desenvolvimento de novos ativos e pelos níveis de disponibilidade e confiabilidade do material rodante.
Operacao logistica MRS 1024x331 - A logística da MRS
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🔹 Segurança operacional– A operação ferroviária deve sempre ser vista como um problema de segurança para as pessoas e sociedade. Isso porque, o processo envolve equipamentos de grande porte, quantidades de cargas elevadas, que juntos tem um potencial de causar grandes acidentes.
A MRS tem conseguido avançar neste grande desafio, graças a investimentos para soluções nas cidades e para a mobilidade das comunidades e um trabalho constante de conscientização e orientação, com foco no combate à imprudência.
🔹 Multimodalidade – Além do transporte de cargas como minérios, produtos siderúrgicos acabados, cimento, bauxita, produtos agrícolas e containers, entre outros, a MRS oferece soluções logísticas mais amplas, incluindo o planejamento e o desenvolvimento de soluções multimodais (que se valem de mais de um meio de transporte), além de serviços ferroviários customizados.
Soluções logísticas completas, ou integradas, exigem a íntima articulação entre os diversos modais, para garantir o máximo de competitividade e pleno atendimento às demandas específicas de cada segmento ou cliente. A MRS desenvolveu e oferece diversas soluções multimodais, inclusive de transporte door to door (porta a porta). Entre as combinações de modalidades de transportes estão:
Ferrovia + Cabotagem ou Marítimo Internacional
Ferrovia + Outra Ferrovia
Ferrovia + Rodovia
Ferrovia + Hidrovia
Inovação sob trilhos
Para continuar crescendo e garantindo excelentes resultados investir em tecnologia foi o caminho escolhido pela MRS. Hoje a empresa detém a locomotiva mais poderosa de todo o mundo.
A locomotiva foi criada pela fabricante suíça Stadler para a operação da MRS na Serra do Mar, em São Paulo, conhecida como Cremalheira. Estas locomotivas possuem um sistema adicional de tração e frenagem-motor, provido por um terceiro trilho, no centro da via, e um conjunto de rodas dentadas, que permitem vencer uma inclinação de até 10%, uma rampa considerável quando se trata de trens.

A MRS tem inovado igualmente com relação a sua frota de vagões. Também em São Paulo, com foco no atendimento ao segmento de carga geral, foi desenvolvido o vagão Double-Stack Penta Articulado, que dobra a capacidade de transporte de containers, com relação aos vagões-prancha tradicionais. A companhia também é pioneira no desenvolvimento de vagões de minério de alta capacidade e performance, graças a parcerias com alguns dos principais fabricantes de material ferroviário no Brasil e no mundo.
MRS Logística vagas
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